Conteúdos Du Designer

  • Eduardo Henrique

Como fazer Infográfico em 5 passos

Nós da Du Designer, podemos te ajudar a criar o Infográfico de sua marca.

Mas aqui nesta postagem mostraremos 5 passos que você precisa conhecer para montar seu Infográfico da unindo atratividade e informação.


Primeiramente o que é Infográfico?


Infográfico é uma apresentação de informações com preponderância de elementos gráficos para ajudar na sua apresentação.

Na postagem sobre

o que fazer para produzir um bom Marketing de Conteúdo, nós listamos que Infográfico é uma das ações que podem contribuir para deixar seu conteúdo com maior relevância.


Vamos agora então as 5 passos para um Infográfico de qualidade:


1- Defina os objetivos do seu Infográfico

Faça perguntas que podem te ajudar a definir esses objetivos:


Meu Infográfico servirá para fornecer informação geral rápida de um tópico?

Explicar e simplificar um processo complexo?

Exibir resultados de Pesquisas e/ou dados de Pesquisas?

Resumir um longo artigo ou relatório?

Comparar e contrastar opções?


É importante que esteja bem definido esses objetivos antes de pensar em que qual designer, gráfico e layout você irá utilizar. Você pode encontrar outras perguntas que sejam mais pertinentes a seu caso.


2- Colete todos os dados

Para responder as perguntas relacionadas no primeiro passo você deve coletar os dados

Verifique os dados que já possua, pesquise os dados que ainda precisa, para que seu Infográfico possa responder a estas perguntas e informar de maneira correta e verdadeira para quem for acompanha-lo.

Se for fazer uma pesquisa de internet em sites de busca, como o Google por exemplo, segue algumas dicas para ajuda-lo:

· Use aspas para procurar expressões exatas ex: "etapas do processo de design gráfico".

· Ao se tratar de dados, use a palavra em específico ex: "dados de design gráfico".

· Se procura um formato de arquivo específico, junte na pesquisa o formato, se o arquivo que procura for em PDF por exemplo: " processo de design gráfico em PDF".

· Para refinar mais exclua termos com sinal de menos ex: "design gráfico - Logotipos".

3- Visualize os dados no Infográfico


Uma vez que já respondeu as perguntas com os dados, agora precisa definir qual a maneira melhor em termos de programação visual será mostrado esse gráfico.

Para isso você precisa saber se cada dado que seu Infográfico vai mostrar precisa:

·

  • Informar- As estatísticas numéricas precisam estar em destaque, não tenha medo de utilizar formas visuais para complementar esses números. exe: Gráfico de pizza para mostrar porcentagens

  • Comparar- Utilize formas que identifiquem as diferenças ou semelhanças de tamanhos entre um dado e outro.

  • · Alterar- Linhas contínuas podem ajudar as nuances de alternâncias, se for por períodos e datas nunca esqueça de identificar a linha de tempo.

  • · Organizar- Listas, tabelas, fluxogramas, mapas mentais são as melhores opções para organizar seus dados, claro que se tratando de infográfico, utilize-se de uma ação mais visual do que exata, como os utilizados em planilhas.

  • · Relacionar- No que se trata de variáveis você pode usar gráficos de dispersão e/ou gráfico multissérie.

  • · Explorar- Não há magias para exploração, os estilos de visualizações dependerão sempre das especificidades de seus dados. Existem inúmeros tipos de pequenos gráficos que já existem e podem te ajudar a montar seu infográfico sem perder tempo elaborando.


Se você desconhece estes gráficos citados aqui, veja em nosso site, no menu Infográficos e poderá ver Portfólios de Infográficos inclusive alguns onde estão as listas de melhores gráficos para cada ação citada acima.

4- Elementos de Designer

O que resta agora é Layout e Design.


Escolha as opções que condizem com as mesmas cores, diretrizes, formas, logotipos de sua empresa, para que a pessoa que estiver visualizando possa já situar-se que aquele conteúdo pode estar vindo de sua marca.

Descubra quantas colunas serão necessárias, se serão horizontais, verticais e etc.

tudo isso pensado antes de sair para a prática, facilita para que você não tenha que ficar refazendo no meio do caminho.


5- programação visual diferenciada


Em complemento ao quarto paço, esse último passo são as escolhas que tornarão seu Infográfico único, perante outros que possam tratar do mesmo tema. Nele você vai definir fontes, se utilizará elementos visuais específicos, como imagens, logotipos, montagens que somente poderão ser visto nesse seu Infográfico. Isso fará com que sua peça seja única, diferenciada e com o seu toque exclusivo.

Agora você mesmo pode desenvolver o seu infográfico, mas se precisar de ajuda para qualquer tipo de criação em comunicação visual, não exite em acessar nosso site e conte com a Du Designer


#infográfico #logotipos #marca #conteúdo #layout #design #designgráfico #dados #pesquisa #google #DuDesigner #comunicaçãovisual #Portfólios #PDF #dados #designer


2 visualizações0 comentário