Conteúdos Du Designer

  • Eduardo Henrique

O que é Persona em Marketing Digital?

Em estratégia de Marketing Digital é essencial que você possa traçar o perfil do seu público alvo e a melhor maneira de fazê-lo é desenvolvendo as suas Personas.

Agora você vai saber o que são, para que servem e qual a importância das Personas.

O que são Personas?

É um personagem fictício que você ou seu pessoal de Marketing Digital vai desenvolver e que representa um grupo de clientes, desenvolvida por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas que geram representações sobre o comportamento de consumidores de uma determinada marca.

Qual a diferença entre Persona e Público alvo?

O Público alvo é a chave para o seu negócio e representa o perfil único de consumidor do produto e/ou serviço, ela é o ponto central de onde sua marca será direcionada, por exemplo: Jovens, crianças, família, professor, médico, etc.

A Persona por sua vez, é uma pesquisa aprofundada desses perfis, sendo que cada Persona pode ter mais características em uma só desses perfis citados acima e você pode desenvolver mais de uma Persona que poderá ser consumidora de sua marca, todas possíveis, para que você possa chegar com mais precisão ao seu Público Alvo.

E além dos perfis, é pensado todas as questões possíveis acerca de suas Personas,

o que ela consome, o que gosta de fazer como hobby, o que gosta de comer, etc.

Por isso dizemos que ás Personas são muito mais aprofundadas que o Público Alvo.


Para que serve a criação de Personas?

Conforme foi dito, a criação de sua Persona será aprofundada acerca de quem poderá ser seus possíveis consumidores finais, e isso acarretará diretamente nas decisões que serão tomadas nas estratégias de Marketing e até mesmo em Vendas.

Sua empresa e/ou prestadora vai potencializar a comunicação com o cliente, criando uma relação muito mais próxima e humanizada com ele, ao ponto até mesmo de definir em conjunto se de fato seu serviço e/ou produto é mesmo o que este cliente procura.

Esta relação sincera com seu cliente ajuda na fidelização, pois ele, mesmo que no momento não compre o seu produto, ou não use o seu serviço, sabendo que sua empresa o tratou com toda sinceridade e proximidade, com certeza irá indicá-la ou será seu cliente numa necessidade futura.


Com o advento e desenvolvimento da internet, cada vez mais globalizada, os clientes terão uma gama maior de opões, e saberão cada vez mais o que estão consumindo. Não há mais espaço para vender produtos ou serviços a qualquer custo, pois um cliente que consuma sua marca e que termine insatisfeito, poderá ser alguém que produza marketing negativo.

Por isso o trabalho com a Persona vai além da possível venda. As estratégias de Marketing e Vendas estão cada vez mais se importando com o Pós venda, pois nele, você pode descobrir virtudes ainda desconhecidas de sua marca, ou outras novas Personas, o que aprofunda ainda mais sua relação com os clientes, e suas vendas são cada vez mais certeiras, sem riscos de decepções, o que resulta em indicação e consolidação da marca.

A criação da persona em Marketing de conteúdo

A Persona é que vai fazer com que os conteúdos desenvolvidos em sua marca sejam mais relevantes e aprofundados, clique em marketing de conteúdo e veja o tema completo que fizemos sobre quais opções de conteúdos que você pode desenvolver.

Os conteúdos ajudam a sua marca ter cada vez mais relevância e se conectarem de forma ampla e verdadeira com o consumidor, e quanto mais e melhores estão desenvolvidas as suas Personas, mais fácil fica o desenvolvimento desses conteúdos.

Por onde começar a criar minha Persona?

Reúna todas as informações que você já possui de seus clientes, e as que ainda não possui, e pesquise. Pesquisar é a palavra central para o desenvolvimento de suas Personas.

Descrições minuciosas: Nome, idade, gênero, onde mora, hábitos familiares, profissões, religião, gostos, sites preferidos, assuntos que lhes interessam, objetivos de vida, e assim vai.

É preciso entendê-lo como uma pessoa verdadeira, com todas as complexidades, perfeições e imperfeições. Não há quantidade mínima, nem máxima de Personas que você deva criar, desde que elas consigam representar o seu Público Alvo.

Depois de criadas todas as suas ações devem ser pensadas a partir das Personas.

Agora que você já sabe o que é, e para que serve as Personas, se precisar de ajuda para desenvolve-la e/ou desenvolver a estratégia de Marketing de Conteúdo para sua marca, fale com a Du Designer. Com toda certeza podemos ajuda-lo.

#DuDesigner #marketingdigital #marketingdeconteúdo #Persona #Personas #PúblicoAlvo #pesquisar #criação #palavrachave #marca #conteúdos #Pósvendas #Vendas #internet #comunicação #Marketing #comunicaçãovisual #estratégia

2 visualizações0 comentário